medicina do
estilo de
vida

Prevenir é melhor do que remediar. Esta frase os objetivos da chamada Lifestyle Medicine, ou medicina do estilo de vida, que visa ajudar você a adotar hábitos de vida e prevenir doenças. Popular nos Estados Unidos, onde é uma disciplina ensinada há quase duas décadas em instituições, como Harvard, a medicina do estilo de vida chegou há cerca de dois anos no Brasil e ganha cada vez mais adeptos.

A medicina do estilo de vida (abreviada como MEV) é uma abordagem que entende a saúde como algo que está diretamente relacionado aos hábitos de uma pessoa. A metodologia adota medidas terapêuticas comprovadas em evidências para tratar e prevenir doenças relacionadas ao estilo de vida de uma pessoa.

Parece complicado, mas na verdade, a MEV prega o bem-estar com base em hábitos homens. A vertente parte do princípio que a doença surge quando nossos hábitos vão contra as necessidades do nosso corpo, e busca esse quadro.

Na medicina do estudo de vida, ajudam os pacientes, trabalhando o paciente mais uma consultoria de estilo – semper orientada por dados científicos a consultoria bem-estar – estar orientada por dados científicos a modelos bem-estar – estar.

O Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida acredita que “mudar hábitos nocivos é fundamental para o cuidado médico, a prevenção de doenças e promoção da saúde”. Promover essas mudanças é o foco da MEV.

As mudanças que a MEV impactam em seis pilares que são fundamentais para uma vida saudável. São eles:

Alimentação: Os hábitos alimentares de uma pessoa podem ser o tratamento (ou a causa) de uma grande variedade de doenças. Por conta disso, a medicina de vida prega uma dieta saudável, que prioriza os alimentos de origem vegetal, naturais e integrais em estilo de origem de alimentos industrializados, produtos animais e alimentos ultraprocessados.

Atividade física: é que o sedentarismo faz mal à saúde. Com base nisso, um estilo de vida defende a prática de atividades físicas (mesmo as não esportivas) para prevenção e tratamento de doenças. O importante é se movimentar por, pelo menos, 150 minutos por semana.

Controle do estresse: não é por acaso que o estresse é chamado de “mal do século”. Ele pode ter um grande impacto na saúde de uma pessoa, gerando tanto problemas físicos (queda de cabelo, hipertensão, quanto transtornos mentais (depressão, ansiedade, síndrome do pânico). Encontre maneiras de controlar o estresse é fundamental para a qualidade de vida.

Saúde do sono: a privação de sono traz muitos problemas para a vida de uma pessoa. Ela afeta a concentração, a memória, o humor e pode gerar disfunções imunológicas que abrem espaço para muitas doenças. A MEV visa estimular o sono saudável, identificando e tratando os distúrbios que prejudicam a qualidade do sono.

Série-de-academia-para-emagrecer-rápido-–-série-ABC-Mulheres-1024x640-e1518811543747-1280x720

Controle de tóxicos: as drogas lícitas (álcool e tabaco) são comprovadamente nocivas para a nossa saúde. O tabagismo causa problemas pulmonares, enquanto o consumo excessivo de álcool atacar o fígado – para citar os problemas mais óbvios de cada apenas um. Diminuir o consumo dessas substâncias é fundamental para quem busca uma vida mais saudável, o que é defendido pelo MEV.

Relacionamentos: o ser humano é sociável. nos relacionar com outras pessoas. Isolamento e solidão mexem com a cabeça das pessoas (algo que ficou bastante evidente por conta da pandemia). Por isso criar e manter vínculos sociais (amizades, relacionamentos amorosos) é fundamental para nossas emoções emocionais, o que também afeta nossa saúde física e mental.

Por que medicina do estilo de vida?

TODAS como 10 maiores causas de morte são influenciadas pelos padrões de estilo de vida e comportamento.

Conceito de saúde segundo a Organização Mundial de Saúde em 1948.

“A saúde é a situação de completo bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença ou enfermidade.”

Intervenções de Estilo de Vida na Prevenção e Tratamento de Doenças:

Estabelecendo diretrizes e orientações

Prescrevendo mudanças de estilo de vida como tratamento

Orientando (Coaching) pacientes para mudanças

A Medicina do Estilo de Vida reconhece a conexão entre o estilo de vida e os resultados de saúde.

Usa ciência para mudanças de estilo de vida

Enfatiza o valor da prescrição e a orientação de mudanças de estilo de vida pelos médicos

Enfatiza o trabalho em equipe multidisciplinar, valorizando a orientação dos profissionais de saúde (nutricionista, psicólogo, enfermagem, educador físico, agente de saúde) na orientação e suporte a mudanças de estilo de vida.

O termo Medicina de Estilo de Vida do Inglês “Lifestyle Medicine” faz referência a uma prática clínica multiprofissional, que não visa a promoção e redução de hábitos de vida profissional e consequente das doenças crônicas transmissíveis.

A prática de intervenção da Medicina do Estilo de Vida inclui prevenção primária (impedir o funcionamento de uma doença secundária), risco para modificar uma doença que já apareceu) a terciária (tratar uma doença já existente, reabilitar, diminuir a necessidade) de). SEMPRE existe indicação de melhora dos hábitos de vida.

A Medicina do Estilo de Vida estimula o autocuidado e reconhece a importância da parceria médico-paciente.

× Olá!